Dia de Campo vai apresentar ferramentas para multiplicar produtividade e elevar margens na agropecuária
Evento será realizado na Fazenda Santa Maria, em Rondonópolis, no dia 15 de março
Investimentos em tecnologia, manejo adequado e planejamento foram essenciais para tornar a fazenda Santa Maria, da Agropecuária Cutolo, uma das mais produtivas do país. Localizada em Rondonópolis (MT), a propriedade produz 25 vezes mais carne por hectare (ha)/ano do que a média nacional, totalizando 105 arrobas (@)/ha/ano. Os resultados e, principalmente, os caminhos para chegar até eles, serão apresentados durante o primeiro Dia de Campo do 11º Simpósio Nutripura, que será realizado no próximo dia 15 de março, na sede da Fazenda Santa Maria.
Entre os produtos que compõem o pacote tecnológico que permitiram a Fazenda Santa Maria elevar os índices produtivos, estão o uso de drone, por meio do KonectPasto para o manejo de pastagem, conservação de forragem, gestão adequada do confinamento, além de outras características, como integração lavoura e pecuária e uso adequado dos recursos naturais.
A proprietária Flávia Cutolo explica que desde que sua família iniciou os trabalhos, em 1965, muita coisa mudou, na fazenda e no sistema produtivo como um todo. Lá eles passaram de pecuária extensiva, incorporaram a agricultura e então passaram a intensificar a pecuária e praticar sistemas integrados. “Hoje temos uma pecuária intensiva em cria, recria e engorda e fazemos a integração lavoura-pecuária. O maior desafio é manter a margem de lucro e para isso acompanhamos todas as etapas de perto”, afirma a produtora.
Além do uso de tecnologia para ampliar a produtividade, Flávia Cutolo também destaca a preocupação com a otimização dos recursos naturais para conservação da natureza, com isso a fazenda tem uma pegada de carbono muito abaixo da média nacional.
O modelo produtivo da Fazenda Santa Maria, será apresentado durante o 11º Simpósio Nutripura, no Dia de Campo de Rondonópolis. O objetivo é apresentar aos participantes o dia a dia de uma das fazendas mais produtivas e sustentáveis do país.
Além do time da Nutripura, ainda participarão do evento os professores doutores Flávio Portela e Sila Carneiro, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e Reginaldo Nassar, professor Universidade Federal de Goiás(UFG).
O diretor de pesquisa e desenvolvimento da Nutripura, Lainer Leite, explica que o objetivo de realizar os dias de campo em propriedades de clientes é mostrar como as ferramentas podem ser aplicadas e gerar resultados em diferentes propriedades, com características particulares. “Este ano a Nutripura buscou democratizar o acesso ao Simpósio. Primeiro porque vamos visitar as principais regiões produtoras, vamos apresentar os resultados in loco, de acordo com as aptidões e desafios de cada região”.
Para o CEO da Nutripura, Roberto Aguiar, a proposta do Simpósio, desde a sua origem, é trazer aos produtores, conhecimento, tecnologia e inovação para melhorar a sustentabilidade de suas fazendas. “Estamos sempre juntos com nossos clientes. O Simpósio é onde demonstramos essa parceria na prática, compartilhando os resultados e estratégias que estão dando certo e levando esses produtores a produzir cada vez mais com sustentabilidade econômica, ambiental e com responsabilidade social”.
O diretor Comercial e de Marketing da Nutripura, Luciano Resende, conta que há dois anos, no 10º Simpósio, a empresa contou um pouco dos 20 anos de história e lançou os desafios para a próxima década. “Agora vamos apresentar os primeiros resultados. Mostrar, na prática, como as fazendas mais rentáveis do Brasil estão produzindo, com resultados incríveis em produtividade e redução da pegada de carbono. Um modelo produtivo com reconhecimento nacional e internacional”.
Novo formato – Com intuito de democratizar o acesso à informação, a edição de 2024 será realizada em Rondonópolis, Campo Novo dos Parecis, Pontes e Lacerda, São Gabriel do Oeste (MS) e Cuiabá, entre os meses de março e julho de 2024.
Serão quatro Dias de Campo e uma Conferência, que será realizada em Cuiabá, capital do agronegócio brasileiro, nos dias 04 e 05 de julho, reunindo grandes nomes como Marcos Jank, em uma palestra sobre mercado, Jorge Nishimura para falar sobre como a cultura e os valores da organização podem ser determinantes para a perpetuação dos negócios, o médico, educador e escritor Augusto Cury com a palestra “Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros”, entre outros.
O primeiro lote de venda de ingressos está aberto com preços promocionais para clientes Nutripura e condições especiais na aquisição de combos (ingressos para todos os Dias de Campo + a Conferência).
Programação:
15 de Março – Rondonópolis (MT)
13 de Abril – Campo Novo do Parecis (MT)
10 de Maio – Pontes e Lacerda (MT)
14 de Junho – São Gabriel do Oeste (MS)
04 e 05 de Julho – Cuiabá (MT)
Fonte: Assessoria de Comunicação Nutripura