A produção de carne bovina, além de ser essencial para a alimentação da população, origina muitos outros valores para a sociedade, como a geração de empregos e movimentação na economia nacional. Mato Grosso, maior produtor de carne bovina nacional, tem grande responsabilidade nestes resultados e é justamente isso o que iremos demonstrar, em números.
Como disse anteriormente, Mato Grosso lidera o ranking da produção nacional de bovinos de corte, atualmente composto por 30,5 milhões de cabeças, segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Indea-MT, o que é superior ao rebanho inteiro da Austrália! Ok, mas afinal o que isso representa, em números, a sua importância para a população?
Em 2019, de acordo com dados do IBGE, o estado produziu 1,5 milhão de toneladas de carne bovina, volume destinado 25% para exportação e 75% para o mercado interno, pelas estimativas realizadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, o Imea. Apesar da maior parcela permanecer no mercado doméstico, o volume exportado tem aumentado, uma vez que nos anos anteriores a proporção era em torno de 80:20. Na figura 1, fica visível a movimentação dessas proporções.