Por Leonardo Santos de Resende
Rondonópolis (MT), 19 de março de 2024.
Na última quarta-feira, ao lançar um desafio a alguns amigos num grupo de estudos sobre apresentações, onde me propus a escrever um texto para cada um deles, a partir de um tema qualquer escolhido por cada um, não imaginei que fosse me deparar com algo tão desafiante, afinal de contas à primeira vista os dois assuntos do tema, “Inteligência Artificial e a Humanização dos Profissionais”, me pareciam estar em posições diametralmente opostas, não sendo possível a sua conciliação.
Resisti a tentação de perguntar a inteligência artificial sua opinião sobre o assunto, afinal de contas, onde ficaria minha humanidade se começasse o texto assim?! E dei um tempo para minha cabeça funcionar, mas acabei encontrando na pura essência da humanidade a inspiração.
Na última sexta-feira fui participar de um dia de campo promovido pela Nutripura, na Fazenda Santa Maria, de propriedade da Agropecuária Cutolo, e lá pude conhecer mais um ótimo exemplo da integração lavoura, pecuária e tecnologia, onde a produtividade e sustentabilidade dão suporte ao agronegócio. Mas qual a relação entre isso e o nosso tema? Tudo, e explico.
A Nutripura é uma empresa que começou como fábrica de rações e sal mineral para bovinos, mas que acabou evoluindo, entre outras atividades, para uma verdadeira consultoria para fazendas, elevando os níveis de gestão e gerenciamento das fazendas para que tivessem uma produtividade acima da média sem descuidar da sustentabilidade ambiental, e uma das ferramentas criadas pela empresa serve de lastro para o nosso tema.
O KonectPasto é uma ferramenta tecnológica que através de um drone faz a medição do capim (aquele que o boi come e transforma em carne), e com essas medidas e outras informações como, quantidade de chuvas, quantidade de gado naquela pastagem, tipo de capim, a inteligência artificial calcula a disponibilidade de folhas que o boi vai comer, a quantidade disponível de capim para os animais e a eventual necessidade de suplementar a alimentação dos animais com algum tipo de ração. Mas e o nosso tema? Explico.
Alguém tem a noção do tamanho médio de um pasto onde é feita essas medições? Acredito que não, então lhes digo, algo em torno de trinta e dois hectares, o que equivale a 320.000m². Pois é, sem o KonectPasto essa área precisa ser medida por um ser humano, a pé, com uma régua, sob o sol Matogrossense, e isso não me parece ser muito humano.
Portanto essa ferramenta tecnológica que faz a coleta e tratamento de dados é a mais robusta comprovação de que a inteligência artificial é um mecanismo que pode sim trazer a humanização dos profissionais, permitindo-lhes realizar um trabalho mais qualificado sem a necessidade de tanto esforço desumano.
Há, antes que eu me esqueça, a essência do ser humano é captar conhecimento pela observação, pela experimentação, e nesse caso o dia de campo da Nutripura na Fazenda Santa Maria foi um espetáculo de experimentação prática.