Etapa final do encontro contou com palestras motivacionais e técnicas, estimulando um público de mais de 800 pessoas a buscar modernidade.
Aconteceu nos dias 4 e 5 de julho, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT), a última etapa do 11º Simpósio Nutripura, marcada por uma conferência que reuniu produtores, técnicos e outros integrantes da cadeia produtiva da bovinocultura de corte para difusão de conhecimentos e troca de experiências.
Em 2024, o encontro bienal contou com quatro etapas anteriores, que foram dias de campo em fazendas de clientes da empresa anfitriã, que atraiu mais de 1,5 mil pessoas. E neste fechamento, o foco esteve na apresentação de “tendências e inovações voltadas à transição para a pecuária do futuro”, conforme definiu o CEO da Nutripura, Roberto Aguiar.
Ele também destacou que toda a conferência consolida um terceiro módulo de assistência técnica aos clientes Nutripura, que é o da sustentabilidade. O primeiro foi o da produtividade e o segundo, da rentabilidade, implantados ao longo dos anos. “Creio que fechamos uma frente muito completa de atendimento”, reforçou Aguiar.
Para o diretor técnico comercial da empresa, Luciano Resende, “o encontro é uma oportunidade de absorver conhecimento com dados técnicos e, também, de trocar experiências até de vida, como quando o tema é sucessão familiar e gestão de pessoas dentro das fazendas”.
O psiquiatra Augusto Cury, escritor com mais de 30 milhões de livros vendidos no Brasil, por exemplo, falou sobre a sucessão nos negócios e a inteligência emocional. “São todos temas indispensáveis na hora de se construir empresas perenes”, salientou. Na mesma linha, Jorge Nishimura, sócio e membro do conselho da Jacto, abordou tema sobre cultura e valores das organizações, profissionalização de empresas familiares, foco na tecnologia e na inovação, além da busca contínua pelo melhoramento de processos.
A programação ainda reservou palestras de personalidades bastante conhecidas do agronegócio, como Veridiana Cavalheri, especialista em desenvolvimento de equipes e pessoas; Laercio Giampani, membro do conselho de administração do Grupo Jacto; Paulo Ozaki, agrônomo e fundador do Agro Resenha; Rodrigo Paniago, agrônomo e diretor da Boviplan Consultoria Agropecuária; João Beltrame, agrônomo e CEO da Fazenda Santa Fé; e o engenheiro agrônomo e professor do Insper, Marcos Jank, falando sobre a geopolítica dos alimentos no mundo e temas como as eleições na Europa, a sucessão presidencial nos EUA e os conflitos no Oriente Médio e Ucrânia.
Um dos momentos mais aguardados do encontro foi o da assinatura virtual de um convênio de cooperação técnica e científica, chamado Brazil-China Beef Sci&Tech Hub, entre o Beef Cattle Research Center, da Universidade de Agricultura da China; e a Nutripura, por meio do seu Conselho Técnico, constituído pelos professores Luiz Gustavo Nússio, Flávio Portela, Reginaldo Nassar e Sila Carneiro. Clique aqui e saiba mais sobre essa parceria.
Anote na agenda: a 12ª edição do Simpósio Nutripura acontecerá em 2026.