Melhor prevenir… do que remediar.
Conteúdo
Diarreia
A diarreia é uma síndrome que pode ser de origem biótica ou abiótica, decorrente da interação entre fatores como a imunidade, o ambiente, a nutrição e outras infecções de diferentes causas. O manejo sanitário na fase da cria não pode ser deixado de lado, visto que não há a transferência transplacentária de imunidade da vaca para o bezerro.
Ao longo de nosso artigo “Diarreia em bezerros: um dos maiores inimigos da cria” tratamos a respeito das causas dessa doença bem como de seus impactos na produtividade. De acordo com Vieira e Gomes (2021), durante a fase de cria, há uma estimativa de 20 a 52% de bezerros que serão acometidos pela síndrome, com uma taxa de mortalidade entre 10,3 e 34%.
Garantir um parto tranquilo às matrizes com visitas diárias, se atentar com a higiene das maternidades, assegurar a ingestão de colostro pelos bezerros e manejá-los adequadamente, são medidas preventivas. No entanto, muitas vezes não são suficientes para prevenir a diarreia nos bezerros.
No período pré-parto, recomenda-se a vacinação da matriz contra Herpesvírus Bovino tipo 1 (BHV-1), Diarreia Viral Bovina (BVD) e Leptospirose bovina. Além de garantir a proteção das matrizes à abortos e má formação do feto, a vacina estimula a produção de imunoglobulinas, que serão transferidas ao bezerro via colostro. O fornecimento de um colostro de boa qualidade e no momento certo é importante para realizar a transferência passiva de imunidade.
Cada quadro possui sua particularidade de causa, efeito e tratamento. Em geral a diarreia é caracterizada pelo aumento na quantidade e na frequência da defecação. Portanto, nota-se que o tratamento mais utilizado é o da reposição de líquidos e eletrólitos que foram perdidos em decorrência do quadro.
No artigo “Doenças na fase de cria: saiba quais são as mais importantes” discorremos a respeito da sensibilidade dos bezerros e trazemos um pouco sobre cada uma das doenças mais importantes para a fase. Além disso, falamos sobre como diagnosticar, tratar e prevenir cada uma delas.
Prevenção com o uso do Contra-Curso
Evitar que os animais sejam acometidos pela síndrome é fator chave na produtividade da fase de cria. Como dito anteriormente, cada caso possui sua particularidade, afinal temos a diarreia causada por diferentes agentes bióticos e abióticos.
Em um recente estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Nutripura (CPN) foi utilizado o produto preventivo “Contra Curso”, composto por minerais e leveduras. Sua indicação de uso é fornecer aos bezerros 5g do produto via oral durante o manejo de cura do umbigo ou em surtos de diarreia. Neste estudo dois tratamentos envolveram bezerros não medicados preventivamente (T1 e T2) e outros dois tratamentos (T3 e T4) com bezerros medicados pelo produto Contra Curso. O resultado foi uma redução de 100% de casos de diarreia, ou seja, nenhum bezerro foi acometido pela síndrome quando tratado pelo produto preventivo.
Em outro estudo desenvolvido pelo CPN, foi comprovado o efeito negativo que a diarreia traz sobre o ganho de massa diária e o peso final do animal na fase. O tratamento “Contra curso” envolve o uso do produto preventivo em estudo e o tratamento “Controle” são animais sem o medicamento.
Pode-se observar como um produto preventivo proporcionou reduções significativas na quantidade de ovos por grama (OPG) de parasitas nas fezes dos animais em comparação aos animais que não receberam o medicamento. Esse dado indica a redução na infecção de agentes bióticos nos bezerros, ou seja, a redução na incidência de diarreia.
O peso final do animal aumenta e a taxa de mortalidade de bezerros diminui à medida que a síndrome é significativamente reduzida. Esse produto foi fornecido a alguns clientes parceiros da Nutripura e ao final do período de desmama recebemos o seguinte depoimento de um deles:
“O Contra Curso reduziu a mortalidade de bezerros com diarreia. Como preventivo é bastante efetivo. Nossos colaboradores de campo brincam que vão aposentar os laços, visto que a operação de laçar bezerros para tratamento de diarreias diminuiu significativamente com o uso do Contra Curso.”
A redução dos casos de diarreia em bezerros constatadas por ambos estudos e também comprovada pelos nossos clientes, mostram a veracidade do ditado “É melhor prevenir do que remediar”.
Mantenha-se atualizado! Cadastre seu contato aqui, vamos te informar sempre que sair um novo conteúdo, em primeira mão!
Autoras
Kátia Rocha Tonhá, Pós-Vendas na Nutripura, médica veterinária com especialização em clínica e cirurgia em grandes animais pela UFG.
Mariana Colli, analista de Marketing na Nutripura, Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).