Texto por Mariana Colli, com base na palestra do Luciano Resende
Dando seguimento ao dia de palestras do 10º Simpósio, nosso Diretor Luciano Resende ministrou uma excepcional palestra, na qual abordou a pecuária de ontem, de hoje e de amanhã.
Luciano é Médico veterinário pela Universidade Federal de Goiás e Nosso Diretor Técnico Comercial e Marketing. Em sua palestra, discorreu a respeito da história da pecuária que vivenciou durante esses 20 anos. Mesmo porque, como ele mesmo disse, nós, Nutripura, e a pecuária andam sempre juntas.
Se você perdeu o evento, não se preocupe. Nós preparamos um resumo do tema abordado na palestra. E se você quiser assistir o conteúdo completo, ele está gravado e o link está ao final do artigo!
Conteúdo
Nossa história
Há 20 anos atrás estávamos iniciando. O começo não foi fácil, muitos desafios pelo caminho e momentos em que se pensava que tudo acabaria. Mas com o apoio e a parceria, tudo era possível. Quando o Luciano se encontrou em um momento de desespero, durante uma fase crítica, o Roberto, sócio fundador e atual Diretor Geral, disse a ele “Eu acredito em você e estou chegando para a gente construir juntos essa história”. Foi assim que juntos eles foram mais longe!
Mas não apenas os dois estavam envolvidos nesse lema, todo o time que esteve ao lado deles, crescendo a cada ano, permitiu percorrer longos caminhos. Alguns clientes que estiveram desde o começo, foram fundamentais para a evolução, tão fundamentais que fizemos uma web série para mostrar nossa história.
https://www.youtube.com/watch?v=lXjfs04IKpA
Parceria
Para atingir a tão estimada “produtividade” é necessário pôr a mão na massa, ir ao campo, ao confinamento, ajudar as pessoas a produzirem, entender como o sistema funciona e, principalmente, ter GENTE. Vinte anos depois de tudo começar, isto ainda segue como um fator de suma importância, um desafio que está sempre em pauta.
Começar a entender onde o cliente quer chegar, foi a sacada fundamental. Perceber que juntos, dividindo o mesmo foco e equipe, somos capazes de alcançar o sonho de mudar a pecuária de uma forma mais consistente. Nesse cenário surge o “foco do cliente”, algo que levou e nos leva para frente, mesmo porque quando o cliente cresce, nós crescemos junto.
Há 10 anos atrás o Luciano falava sobre os primeiros 10 anos da empresa.
A importância de ter uma equipe formada pelos clientes, seus colaboradores e colaboradores Nutripura é imensa. Dessa união poderosa surge a frase “juntos somos mais fortes”!
Não é apenas a produtividade que move uma empresa. É preciso ter gestão! E assim a era da governança se inicia, dando destaque a uma personalidade especial, o senhor Shiro Nishimura. Nosso conselheiro, o Sr. Shiro agregou muito valor a empresa, ensinando ferramentas internas, que se tornaram externas sendo utilizadas até mesmo com os clientes.
Sr. Shiro ensinou que para uma empresa funcionar, deve-se conhecer tudo o que a envolve, para conseguir, com isso, chegar bem na última linha. O segredo do passo seguinte fica claro, é necessário passar isto aos clientes. Então se inicia o estímulo aos clientes, para que estes comecem a ter dados, planejamento, execução e tomada de decisões a partir de informações reais.
Conhecer todo o sistema para saber como melhor manuseá-lo faz parte da grande mudança. A partir do momento que passamos a construir um sistema de produção para obter um resultado final otimizado, observamos a fazenda virar negócio. Então, as pessoas de dentro da fazenda começam a falar sobre indicadores, planejamento, gestão, controle de despesas, e começam a perceber que a partir disto, o lucro passa a ser um caminho.
Pesquisa
Correr riscos faz parte do desenvolvimento de uma empresa. Para tanto, Luciano faz questão de estudar cada vez mais a Nutripura, e assim conhecer bem os riscos que toma no caminho, para mitiga-los e ir além. Dentro desse contexto que começamos a ver lucro no processo, a ter liberdade pra pensar e começar a alçar voos mais distantes.
Mas, o grande segredo do processo, é aprender a ter o negócio em mãos, porque isso nos permite passear no futuro. Para conseguir fazer isso, sabemos que a pesquisa tem seu valor, proporcionando as ferramentas necessárias. Mas essas ferramentas precisam ser treinadas e vistas dentro do nosso ambiente. Com isso resolvemos trazer a pesquisa para dentro da operação iniciando o nosso Centro de Pesquisa Nutripura (CPN).
Para conhecer um pouco mais da história do CPN:
Pensar à frente e fora da caixa nos leva a buscar ideias disruptivas, conectando com tudo o que está a nossa volta. E com isso surge a Koneksi, startup que começou aqui dentro e que hoje caminha sozinha. A partir daí começamos a mudar o jeito de pensar no futuro, de uma forma mais leve, fazendo parcerias. Começamos a ter soluções mais inovadoras, testadas em nosso centro de pesquisa para serem ajustadas, e quando ficam prontas, são devolvidas ao mercado com a certeza de que funciona.
Motivação
Sabemos que estamos conectados com o futuro, uma vez que ele é o que nos move. E sabemos que estamos sempre procurando melhorar, buscando como ajudar da melhor forma os nossos clientes. Não somos uma empresa acomodada, queremos sempre ir além. E vendo todo o cenário atual, que o professor Alexandre abordou em sua palestra, temos uma dimensão dos desafios que estamos enfrentando e que virão. Nos preparando para o amanhã!
Falar sobre melhorar é falar sobre capacitar, e o nosso Simpósio traz exatamente isso. Desde o início, nos primeiros eventos, através de esforço, empenho e amor sobre o nosso trabalho, mostramos como fazemos o nosso dia a dia. Acreditando que resultado é consequência.
Nos mantemos pensando em como podemos contribuir com a pecuária do amanhã e com o futuro do agronegócio. Já passamos pela era da produtividade e da governança, agora chegamos à chave do futuro, o consumidor final. Luciano ainda nos atentou a respeito do vetor que irá nos mover nos próximos anos, a responsabilidade socioambiental.
Há algum tempo atrás, este tema era quase impossível de ser levantado. Hoje, vemos uma pecuária madura o suficiente para que este assunto comece a ser abordado. Quando é dito pecuária, é considerada toda a cadeia produtiva, todos os passos, até o momento em que a carne chega à mesa do nosso cliente, o consumidor final.
Precisamos estar conectados ao consumidor, saber como nos mover junto deles e com isso construir nossa história. Pode parecer impossível, mas muitas impossibilidades já aconteceram.
Permanecemos trabalhando pesado, no intuito de juntar todos na mesma mesa para organizar nossas ideias e assim atender o cliente final com o que ele quer.
Futuro
“Quando eu olho pra minha filha, eu fico pensando qual o legado que eu quero deixar para ela. Não pensem que dinheiro e poder é a resposta. Não é mais! Não pensem vocês, que a Nutripura é a resposta. Não é! A minha filha vai ser livre pra sonhar o sonho dela, não o meu. Agora, eu quero que ela entenda perfeitamente, que tudo o que nós fazemos, é sim com muita responsabilidade”
As novas gerações que vem chegando são o nosso futuro. Precisamos pensar no mundo que queremos deixar para eles. Quando o Luciano conversava com a sua filha sobre o ontem o hoje e o amanhã, ela lhe diz uma frase de grande apreço “Com o ontem a gente aprende. Pelo futuro a gente espera. O hoje é uma dádiva, por isso se chama presente”.
Nós somos o ontem das próximas gerações. Damos o exemplo que vão fazer parte da construção da vida deles. Quem está construindo o futuro deles somos nós, portanto, temos o compromisso de alimentar o mundo com muita responsabilidade. Assim foi aberta pelo Luciano, a nossa era da sustentabilidade.
Precisamos melhorar nossa comunicação, para conseguir mostrar para toda a sociedade o caminho que levamos até a obtenção da carne. Mostrar que é um caminho preocupado com o planeta, e que faz diferente do mundo. No Brasil temos uma produção inigualável, com muitas fazendas com desmatamento zero, que mitigam mais carbono do que colocam no meio ambiente.
“Nós alimentamos o mundo com carne, ideias e ações”
Trabalhar duro traz resultados, e sabemos que pode parecer difícil colocar muita seriedade, valores, suor e honestidade, mas é muito gratificante. Isso é o que nos move, sonhar e correr atrás para realizar. Sabemos que seremos mais tecnológicos, produtivos, eficientes, mas, acima de tudo, seremos mais humanos.
“Eu gosto de abrir a picada, mas eu não gosto de andar sozinho. Conte com a gente nessa caminhada. Vamos passo a passo, mostrar ao mundo o verdadeiro produtor brasileiro. E vamos juntos, porque juntos somos mais fortes”
Vídeo da palestra completa: